Preste mais atenção ao estilo em que você obteve a maior pontuação em Estresse. Este é o estilo que você provavelmente usará quando estiver em circunstâncias desafiadoras e as emoções forem despertadas. Se você tiver dois estilos com pontuações igualmente altas, estude ambos.
Cada estilo tem um conjunto de pontos fortes que o acompanham, bem como um conjunto único de problemas ou fraquezas que surgem se você confiar demais nesse estilo para todas as situações. É importante honrar os pontos fortes e reconhecer os pontos fracos de seu estilo mais elevado e fazê-lo nessa ordem. Se você começar com os pontos fortes, achará mais fácil também reconhecer os perigos do uso excessivo desse estilo e escolher outros estilos quando forem mais apropriados.
Se você tiver uma pontuação de 12 ou mais neste estilo ou se for 4 ou mais pontos a superior a qualquer outro estilo, é mais provável que você sofra as consequências do uso imprudente.
Atividade de aprendizagem: leia a seção em seu Relatório chamada "Sua maior pontuação em Estresse"
Para estudo adicional, compare seu estilo mais alto com os outros quatro estilos at em Benefícios do uso inteligente e custos do uso imprudente e escolha do estilo certo (disponível apenas online; as informações nesses links não estão na cópia impressa).
Estude o estilo que você menos usa no estado de Calma. Em caso de dúvida (por exemplo, se a pontuação de seus estilos ficou a um ou dois pontos de diferença), dê atenção especial ao estilo que você sente queé o mais difícil de utilizar. Como este é o estilo em que você provavelmente é menos habilidoso, expandir sua capacidade de usá-lo abrirá novas opções para atuar em conflitos.
Atividade de aprendizado: leia no seu Relatório Expandido a seção "Sua pontuação mais baixa na calma"
Para Aprendizado Adicional:
a) Revise os pontos fortes e fracos dos cinco estilos na página Pontos Fortes e Fracos de cada estilo e na página Escolha o Estilo Certo.
b) Pense nas habilidades ou atitudes que seu estilo mais recessivo requer e considere maneiras de fortalecê-las. Há uma boa chance de você ter tido experiências no início da vida com pessoas próximas a você que usaram demais esse estilo e isso contribui para sua relutância em usá-lo. Se for assim, considere a diferença entre o uso inteligente e o uso excessivo. Identifique situações que possam surgir em sua vida quando esse estilo seja o mais indicado.
Se a pontuação de seus estilos estiver muito próxima, com 2-3 pontos um do outro, você pode ser igualmente habilidoso em todos os estilos. Esta é uma força, a marca de um repertório flexível de respostas ao conflito. No entanto, uma limitação da flexibilidade é que ela pode fazer você parecer imprevisível para os outros. Nos conflitos, dê atenção especial à comunicação de suas intenções para que os outros entendam o que você está fazendo. Você pode ter uma sensação interior de que um dos estilos é mais difícil para você do que outros. Se esse for o caso, preste atenção especial a este estilo.
Exercício de Aprendizagem: Discuta esses números com uma ou várias outras pessoas. O conflito é um fenômeno social; você aprenderá mais se fizer de seu estudo uma experiência social também. Você pode aprender muito comparando números com alguém que também respondeu esse questionário. Se estiver fazendo o questionário por conta própria, explique os números a um amigo ou familiar. Peça feedback: os números fazem sentido com seus comportamentos na vida real?
O conceito de que cada estilo tem vantagens e desvantagens é uma das ideias mais importantes na gestão de conflitos. À medida que nos tornamos mais conscientes disso, fica mais fácil escolher a melhor resposta em qualquer situação. Você pode revisar aqui todos os cinco estilos .
Exercício de Aprendizagem. Discuta em pequenos grupos. Cada pessoa fala sobre suas pontuações e as comenta. Há sugestões de questões para discussão. Para discussão individual, veja o Exercício 1. Para discussão em grupo, veja os Exercícios 1-4.